26 de abr. de 2011

Antena Dipolo simples

Uma simples antena dipolo pode ser usada para melhorar os sinais de transmissão FM. Um dipolo é basicamente duas varetas de alumínio ou cobre, uma com o fio positivo para cima e outra com o negativo ou malha para baixo. A antena tem um ganho nominal de 3 dB direcional. O dipolo é habitualmente um meio comprimento de onda elétrica na freqüência transmitida, uma vez que a impedância sob essa condição é, teoricamente, 72 ohms, com alguns pequenos ajuntes temos 50-75 ohm.

Cálculo das varetas: 142,5/frequência = tamanho total. Divida por 2 e terá o tamanho de cada vareta. Ex: 142,5/100=1,425 mts. 1,425/2= 0,71cm para cada vareta.

Um balum é recomendado. Faça de 3 a 5 voltas no cabo próximo a antena com 6" (6 polegadas) de diâmetro. Faça os ajustes finais com um medidor de intensidade de campo para enviar o máximo de potência pela antena.





8 comentários:

  1. OI... BOA NOITE EU NÃO ENTENDI-- MINHA FREQUENCIA 98.1 QUAL É O TAMANHO DAS DUAS FARETA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      142,5/98,1 = 1,452....
      1,42.../2 = 0,726
      Cada uma das duas varetas terão 0,73 cm.
      Abraço,
      Maciel

      Excluir
  2. quando se usa duas antenas em paralelas qual a distância entre elas? minha frquencia é 95.5 ai 74,6 cm , seria então a distância entre elas 1,49 metros? duas ai então seria 6dbm?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo boa noite minha freqüência e 100.9 mhz qual seria o tamanho da minha antena e quanto vc cobraria pra fazer uma pra mim

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo boa noite minha freqüência e 100.9 mhz qual seria o tamanho da minha antena e quanto vc cobraria pra fazer uma pra mim

    ResponderExcluir
  5. bom dia. qual seria otamanho das varetas pra 103.1 mh

    ResponderExcluir
  6. para sua frequencia de 100,9 mhz cada vareta deve ser 71 cm Sempre dividir 142 pela frequencia desejada.

    ResponderExcluir