
Quando conectado a uma câmera de vídeo, um transmissor de TV pode ser usado na vigilância para monitorar um local específico. O principal problema que um entusiasta de vídeo tem na obtenção de um transmissor de TV é que transmissores comerciais são caros. No entanto, temos algumas boas notícias! Você pode construir o Transmissor de TV descrito aqui por menos de US $ 30 (R$ 60,00).
O transmissor de TV combina áudio e sinais de vídeo, e transmite o sinal resultante em até 1 kilômetro em condições favoráveis. O circuito pode ser alimentado com tensão de 9 a 12 Volts. O alinhamento do Transmissor de TV não requer equipamento especial, e é muito simples o
procedimento. A saída do Transmissor pode ser sintonizada para ser recebida em qualquer canal de televisão 2-6. A variedade de canais é largo o suficiente para que o aparelho não interfira com canais de TV que estão nas proximidades. Para cumprir as regras da FCC, é obrigatório que os canais de TV próximo não sejam perturbados pela transmissão. Se a sua atividade interfere com a recepção de uma estação licenciada, independentemente do motivo, você deve desligar o aparelho imediatamente.
Descrição do circuito:
Segue o diagrama esquemático do circuito do transmissor de TV. Os sinais de entrada de vídeo no jaque J1 primeiro será adaptado pelo resistor R6 e acoplado através do capacitor C1 para o diodo de grampeamento D1. O grampeamento força os pulsos de sincronismo para um nível DC fixo reduzindo os efeitos florescentes. O potenciômetro R3 é usado para definir o ganho do sinal de vídeo, seu efeito é semelhante ao do controle de contraste de um televisor. O controle-bias R7 podem ser usados para ajustar o nível de preto da imagem deste modo algum nível de sinal é transmitido, mesmo para uma imagem totalmente escura. Dessa forma, um receptor de TV pode manter correto sincronismo. O potenciômetros R3 e R7 são ajustados para o melhor desempenho. O transformador de RF T1 e a sua forma capacitor interno do circuito tanque do oscilador Hartley está sintonizado para 4,5 megahertz. Sinais de entrada de áudio em J2 é acoplada para a base de Q3 via C2 e R4: o sinal de áudio modula o sinal da base de Q3 formando a subportadora de áudio, em 4,5 MHz acima da freqüência da portadora de vídeo. A subportadora modulada em FM é aplicada para a seção moduladora através de C5 e R9. O resistor R9 ajusta o nível da portadora com relação ao sinal de vídeo. Transistor amplitude Q1 e Q2 modulam a sinais de vídeo e áudio em um sinal de RF transportadora. A freqüência de operação é ajustada pela Bobina L4, que é 3,5 voltas de 24 - fio esmaltado numa forma contendo uma bobina de ferrite slug. That norma é parte de um circuito tanque Colpitts também contém C7 e C9. As formas circuito tanque rede Q4 do gabarito, assim Q4 oscila numa freqüência fixa A saída de RF da seção osciladora é amplificada por Q5 e Q6, cuja tensão de alimentação vem seção moduladora. Antena de correspondência e filtragem passa-baixo é realizada por C12, C13, e L1. Resistor R12 é opcional; ele é adicionado para ajudar a adequar o sinal de saída a qualquer tipo de antena.
Construção:
O transformador de RF de 4,5 MHz (T1) poderá ser difícil de encontrar. No projeto original usa-se um da marca OEM Toko e certamente não está disponível através de fontes tradicionais. Apesar de praticamente qualquer transformador 4.5 MHz é similar ao descrito no artigo (condensador interno, secundário) e pode ser usado. A bobina L4 será uma unidade industrial. Pode, no entanto, ser feita em casa usando os parâmetros fornecidos anteriormente. O Transmissor deve ser construído em uma placa de fibra para melhor desempenho. Você pode fazer a placa a partir do PCB fornecido na figura. 2. As peças são instaladas na placa como mostrado na fig. 3. Preste atenção à orientação dos transistores, capacitores eletrolíticos e o diodo. Se o resistor R12 for usado, ele deve ser soldado no lado da solda da placa entre a saída da antena e o terra. Esse resistor deve ser instalado se você pretende usar outra coisa senão o built-in para fornecer correspondência adequada entre a antena e o circuito.
O esboço do interruptor (S1) é um interruptor de botão de pressão SPST que fica normalmente aberto. Você pode usar qualquer tipo de interruptor como substituto. Um chicote simples pode ser usado na montagem da antena, pode-se prender com um parafuso: A antena telescópica é adequada para a maioria das aplicações. A alimentação da bateria pode ser soldado à placa com pedaços de fio ou montados com fita dupla face.
Ajustes:
Para alinhar o Transmissor de TV, você precisará de um receptor de TV e uma fonte de vídeo, como um DVD ou filmadora. Você também vai precisar de uma ferramenta não metálica para ajustar a bobina L4 e transformador T1. Uma bateria nova de 9 volts pode ser utilizada para os ajustes, mas se você achar que é difícil ajustar, tente fazê-lo com uma fonte de 12 volts. Note que durante o alinhamento e testes, descobrimos que o transmissor operou melhor com 12 volts. Sintonize um receptor de TV em um canal não utilizado entre 2 e 6. A TV deve ter uma antena interna conectado diretamente a ela; uma antena externa ou cabo pode não funcionar. Certifique-se de dois potenciômetros estão em midposition e aplicar energia ao transmissor. Ajustar L4 com uma ferramenta não-metálicos até a tela da TV fica em branco. Então, bem-L4 ajustar para o "mais-branco" da imagem. Ligue a saída de vídeo e áudio de um VCR no jaque J1 e J2 (respectivamente) do Transmissor, então coloque uma fita de vídeo para jogar. Você deverá ver uma imagem na tela da TV: se você ver o sinal, reajuste L4 para a melhor imagem, se você não ver o sinal, verifique todas as soldas a procura de mau contato e erros na montagem.
Em seguida, ajuste R3 para o melhor brilho da imagem e R7 para a melhor imagem global. Você pode ter que fazer um ajuste adicional para L4 depois R3 e R7. Finalmente, ajuste T1 com uma ferramenta não metálica para o melhor áudio. A antena telescópia deve ser suficiente para transmitir por toda a casa. Se você precisa de mais alcance, uma antena externa pode ser conectada em J3 (lembre de instalar R12). Mas sempre tenha em mente que é sua responsabilidade garantir que sua operação não vá interfirir nas Tvs de seus vizinhos.
LISTA DE PEÇAS:
SEMICONDUTORES
D1-1N914 diodo de silício
Q1-Q-2N3904 NPN
RESISTORES
(Todos os resistores fixos são 1/4-watt, 5% de tolerância).
R1, R2, R11-1000-ohm
R3, potenciômetro trimmer R7-1000-ohm, PCmount
R4, R9, R10-10 ,000-ohm
R5-47 ,000-ohm
R6-75 ohm
R8-4700-ohm
R12-75-ohm (opcional, ver texto)
CAPACITORES
C1, C8-100-MF, de 16 WVDC eletrolítico
C2-2.2-MF, de 50 WVDC eletrolítico
C3-C6, C11, C14, C15-001-MF, cerâmico
C7, C9-2.2-pF, cerâmico
C10-100-pF, cerâmico
C12, C13-68-pF, cerâmico
MATERIAIS ADICIONAIS
ANT1-Antena telescópica
B1-bateria de 9 volts (ou fonte de 12 volts)
jaque J1-J3-RCA
L1-indutor de 0,15 mH em miniatura
L2, L3-indutor de 2,2 mH em miniatura
L4-0.14-0.24-mH bobina ajustável, com lesma afinado (Ver texto)
S1-SPST, interruptor de botão de pressão, normalmente aberto
T1-4.5-1F-MHz pode ser estilo transformador de RF (ver texto)
Circuito impresso ou placa pré-fabricada, suporte de bateria e conector, um par de cabos RCA, solda, sulgador de solda, etc



Fonte: electronics-diy.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário